Um ano depois: Coliseu dos Recreios acolhe, hoje, a Língua Gestual no seu palco

27/04/2023
Citação de Tiago Fortuna e Jwana Godinho: "Um ano depois: Coliseu dos Recreios acolhe, hoje, a Língua Gestual no seu palco"

Passou um ano desde que co-fundámos a Access Lab. Festejamos no palco do Coliseu dos Recreios, nos PLAY – Prémios da Música Portuguesa. O Momento Vodafone será uma celebração e um alerta para a importância da democracia cultural, unindo o coro de artistas Surdos Mãos Que Cantam aos Shout! e aos Bateu Matou. A cerimónia será emitida com Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. Leonor Dias, Diretora de Marca da Vodafone Portugal, assinala a relevância do evento com uma citação em destaque na próxima secção desta newsletter.

O bilhete de acompanhante, sem custos, para pessoas com deficiência, continua na nossa agenda diária. Em abril de 2022, o cenário era oposto ao de hoje. No âmbito do trabalho de advocacy, foi possível apoiar a transformação de bilheteiras nos maiores festivais – MEO Sudoeste, MEO Kalorama, Rock in Rio, Santa Casa Alfama, Sumol Summer Fest e Super Bock Super Rock.

 

Juntem-se a quem está a criar uma sociedade melhor. É por isso que mantemos relações próximas com os media (num ROI que já ultrapassa €1M), organizações públicas e não governamentais. Sempre com tempo alocado para ouvir a comunidade e trabalhar com ela, ancorados no apoio filantrópico da Fundação Ageas.

 

Continuamos, num caminho feliz, a construir um projeto pioneiro de acessibilidade na Altice Arena: foram inéditos, em Portugal, numa arena desta dimensão, os pilotos de audiodescrição e coletes sensoriais para pessoas Surdas e pessoas com deficiência visual. Em breve, teremos notícias sobre a continuidade do trabalho no dia a dia da sala.

 

Com a Santa Casa, nossa parceira filantrópica, na Casa do Impacto, e nossa cliente, no festival Santa Casa Alfama, unimos o Fado à Língua Gestual Portuguesa com interpretação de concertos de alguns dos maiores artistas nacionais. Dançámos, no mesmo ritmo, entre pessoas ouvintes e Surdas.

 

No ano que se inicia agora, traremos a tecnologia dos coletes sensoriais para Portugal. Trabalharemos cada vez mais a proximidade com a comunidade. Isso leva-nos à importância de investir na nossa Academia, para capacitar profissionais empresariais e pessoas com deficiência – continuando o que foi começado com clientes como a Galp, a EGEAC ou o CCB.


Agradecemos a todos os clientes e associações que confiaram os seus projetos à nossa visão mas, sobretudo, agradecemos às pessoas com deficiência e Surdas que trabalharam connosco na construção de pontes.

Tudo continua por fazer, por isso, continuamos.

Tiago Fortuna e Jwana Godinho

_________________________


Leonor Dias, Diretora de Marca da Vodafone Portugal

“Ano após ano, a Vodafone desafia os artistas portugueses a subirem ao palco da cerimónia dos Prémios Play para surpreenderem com atuações especiais, contribuindo para criar um “Momento Vodafone”. Este ano, vamos utilizar este espaço para promover a inclusão na música, um movimento que junta o setor artístico (com o qual a marca Vodafone tem uma relação de longa data) e um dos pilares da nossa atuação -à inclusão, que tem sido uma das preocupações permanentes da nossa atividade. O entretenimento – assim como qualquer produto e/ou serviço – deve ser acessível a todos e sem qualquer tipo de obstáculo. No entanto, e infelizmente, para as pessoas Surdas e pessoas com deficiência, desfrutar de atividades desta natureza pode ser um verdadeiro desafio.
 

Pela atenção e urgência com que o tema deve ser tratado, associámo-nos à Access Lab, uma empresa que entrou no mercado para impactar positivamente a sociedade, trazendo à discussão as fragilidades no acesso de pessoas com deficiência e Surdas à cultura, que aceitou o desafio de, em conjunto, compor o “Momento Vodafone” da edição deste ano dos Prémios da Música Portuguesa, que dará palco a artistas surdos numa atuação de homenagem ao que de melhor se faz no setor a nível nacional.

Este momento – que representa um verdadeiro espírito de união, por envolver um processo colaborativo por parte de todas as entidades que participam nesta grande festa da música – torna possível que este espetáculo seja fruído por todos e ajuda a despertar a consciência para a democratização do acesso ao entretenimento. Só assim, unindo-nos aos parceiros certos, é que conseguiremos transformações duradouras.”

_________________________


Clipping 

 Um ano de Access Lab, 1M€ em ROI – Retorno de Investimento. Clique na imagem para acesso a todo o clipping ao longo deste primeiro ano de Access Lab.

_________________________

Amplificador

British Vogue, maio, 2023.
“Posso inequivocamente dizer que a comunidade de pessoas com deficiência me ensinou quase todas as qualidades honrosas que possuo atualmente”, afirma a atriz
Selma Blair, a quem foi diagnosticada esclerose múltipla em 2018. É uma das 19 estrelas brilhantes apresentadas na edição de maio de 2023 da British Vogue, editada pela escritora e ativista Sinéad Burke e que celebra uma nova vanguarda de talentos de pessoas com deficiência.
Neste vídeo, os bastidores da sessão fotográfica da capa que convidou os modelos
Ellie Goldstein e Aaron Rose Philip, ou Justina Miles, a intérprete de língua gestual americana reconhecida agora pela sua interpretação durante a atuação de Rihanna no Super Bowl.

_________________________


Agenda

Eventos com acessibilidade física, legendagem, Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. 

 

PLAY – Prémios da Música Portuguesa | RTP Acessibilidades
27 de abril, Lisboa (Emissão em direto na RTP1)

Destaque: Acompanhem a emissão acessível completa:

 

Língua Gestual Portuguesa: Emissão em RTP Acessibilidades

Audiodescrição:  Qualquer telespectador com deficiência visual pode aceder ao serviço de audiodescrição através da sua operadora de cabo, ativando o serviço de áudio alternativo na sua set-top box, na opção de canal, selecionando a opção idioma português, sem nenhum custo adicional. Assim, sugerimos que configure o seu aparelho descodificador, box ou televisor, de acordo com as indicações do fabricante.

Na generalidade das marcas, deverá aceder ao menu do seu aparelho através do comando, de seguida selecionar a opção “Configurar” ou “Settings” e depois procurar a área de configuração do áudio para disponibilizar a audiodescrição. 

Mais sugestões em www.cultura-acessivel.pt

Scroll to Top
Skip to content
accesslab favicon
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.