O2 Arena: a maior arena da Europa abraça a inclusão

Tema da newsletter, escrita por Brogan Lovell: "O2 Arena: a maior arena da Europa abraça a inclusão"

Em 2007, a AEG abriu a O2 Arena em Londres – um novo recinto com capacidade para 20 000 pessoas, que rapidamente se tornou na sala de espetáculos número um do mundo. 16 anos depois, a arena já acolheu quase 3000 espetáculos e continua a evoluir e a aperfeiçoar a sua oferta ao público para garantir uma experiência de excelência para todos.

Em 2019, lançámos o Good Vibes All Round, uma iniciativa para promover o nosso trabalho e os nossos valores em matéria de sustentabilidade, acessibilidade, beneficência e comunidade.Além de fornecer uma plataforma para ações futuras, destaca o nosso compromisso com a inclusão e a acessibilidade para todas as pessoas que entram pelas nossas portas.

Para mim, a inclusão está na possibilidade da Katie, de 13 anos, que, apesar de ter paralisia cerebral, se sentiu segura e confortável enquanto cantava ao som da sua banda favorita: Little Mix.

A Inclusão é também para o pai Tom, que recentemente conseguiu levar a sua família a ver Michael Bublé, apesar das suas limitações visuais.

A inclusão é igualmente para a Cleo, de 7 anos, autista, que detesta multidões, mas que, ainda assim, conseguiu juntar-se à diversão com as suas personagens favoritas da Disney on Ice, sabendo que temos um espaço seguro dedicado, caso ela precise.

Quando assumi esta função, estava ansiosa e entusiasmada, mas igualmente nervosa, pois sabia como era importante fazer tudo bem feito. Ao falar com o público nos nossos eventos, sei que, na realidade, nunca haverá uma forma perfeita de fazer as coisas, porque não se pode falar de acessibilidade com uma solução única para todos. De facto, existem centenas, ou até milhares de caminhos diferentes, mas todos eles se resumem a uma questão – fiz tudo o que estava ao meu alcance para garantir que quem nos visitava se divertia?  

Um dos nossos primeiros passos para conseguir uma experiência acessível positiva, é a opção de um bilhete de acompanhante gratuito. Esta opção tem sido fundamental para promover uma mentalidade de capacitação em todo o recinto e significa que podemos eliminar várias barreiras sem agravar os encargos financeiros do nosso público. Além disso, também dispomos de 5 plataformas acessíveis em vários locais da arena, o que nos dá algumas opções para encontrar os lugares ideais para os nossos clientes. Uma destas plataformas é uma área dedicada aos utilizadores da Língua Gestual Inglesa (LGI). Após o Covid, notei um acentuado aumento da procura de intérpretes de LGI e posso dizer com orgulho que, até à data, tivemos 55 espetáculos autónomos em LGI ao longo de 2023.

Desde a abertura do nosso espaço em 2007, é impressionante testemunhar o quanto o mundo mudou à nossa volta. Sinto verdadeiramente que eu e a minha equipa na O2 estamos alinhados numa viagem permanente para construir uma perspetiva mais responsável e inclusiva no mundo dos eventos. Como agentes da comunidade acessível, é nosso dever gritar bem alto e dar a todos uma oportunidade justa. Embora nem sempre tudo seja perfeito, posso garantir que faremos sempre tudo o que estiver ao nosso alcance, não só para a Katie, o Tom e a Cleo, mas para todas as pessoas que queiram viver a magia à sua maneira.

Brogan Lovell

Brogan Lovell é Diretora de Operações de Experiência de Clientes na sala de espectáculos de música e entretenimento mais popular do mundo – A O2 Arena em Londres.

Há mais de 7 anos na empresa, tem tido um papel fundamental para proporcionar experiências inesquecíveis aos milhares de fãs que visitam o local todos os anos.

 

Amplificador

Uma espécie de livro de etiqueta para pessoas com deficiência. O objetivo é ajudar a lidar com situações e pessoas menos agradáveis e mais desrespeitosas. Um tema sério abordado com humor, ao estilo clássico de Regan Linton.

Clipping

Cartão Europeu de Deficiência vai reconhecer estatuto para efeitos de trabalho e estudo na UE 
 

Ler artigo: Jornal de Negócios

Foi aprovada a criação de um Cartão Europeu de Deficiência para apoiar o direito das pessoas com deficiência à livre circulação dentro da União Europeia. O cartão reconhece o estatuto de deficiência para efeitos de trabalho, estudo e Erasmus+, entre outras situações.

 

Agenda

Eventos com acessibilidade física, legendagem, Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. 

Teatro do Bairro Alto | Concerto Xullaji 

19 de janeiro, 19h30, Lisboa

Destaque:  É o primeiro concerto do ano do TBA e é também o primeiro concerto acessível a pessoas Surdas com coletes sensoriais e com legendagem em português e crioulo. 
Prétu 1 – Xei di Kor é a expressão de uma nova cosmologia negra que projeta a visão aguçada e pertinente de Xullaji, artista multifacetado que se tem reinventado incessantemente desde o lançamento de “Rapresálias”. O disco, lançado em 2001 ainda sob o nome Chullage, tornou-se num marco basilar da poesia musicada em Portugal. Fruto de uma nova encarnação esquizofónica, Xullaji torna-se Prétu, um afronauta em viagem na dimensão sampledélica, onde se abrem os portais do tempo, uma intersecção na espiral passada, presente e futura.

+ info: Teatro do Bairro Alto

Acessibilidade:
Concerto com legendagem em português e crioulo e coletes sensoriais para pessoas surdas
Para informações e reservas de coletes, contactar bilheteira@teatrodobairroalto.pt

Culturgest | Fantasma Gaiata – A Coleção CGD 

28 de janeiro, Lisboa

Destaque:  Últimos dias para visitar o acervo de mais de 1800 peças da coleção da CGD que celebra os 30 anos da Culturgest. As visitas à exposição “Fantasma Gaiata – A Coleção da CGD” têm interpretação em Língua Gestual Portuguesa, Audiodescrição com touch tour e materiais em alto relevo.

+ info: Culturgest

Acessibilidade:
– Visitas com Língua Gestual Portuguesa dia 20 de janeiro.

Mais sessões disponíveis mediante marcação.

A entrada é gratuita para pessoas com deficiência e acompanhante. O agendamento para qualquer uma das visitas deve ser realizado através do e-mail culturgest.visitas@cgd.pt ou do telefone 21 761 9078.

Mais sugestões em www.cultura-acessivel.pt 

Scroll to Top
Scroll to Top
Skip to content