E as milhares de pessoas que continuam isoladas entre quatro paredes? 

Imagem com citação de Salvador Mendes de Almeida: "E as milhares de pessoas que continuam isoladas entre quatro paredes?"

Estamos em pleno século XXI, todos os dias surgem novas invenções, novas tecnologias e quebram-se mais barreiras. Orgulhamo-nos de receber grandes eventos internacionais e de sermos destino turístico de eleição. Mas, e as milhares de pessoas que continuam isoladas entre quatro paredes? Durante o confinamento, o mundo inteiro teve oportunidade de sentir na pele aquilo que as pessoas com deficiência motora passam diariamente, a vida inteira. Agora que retomámos a vida normal, vão voltar a deixar-nos para trás?

Estamos cansados. A falta de acessibilidades continua a ser um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência. Ao longo dos anos temos batalhado neste tema e as mudanças continuam a surgir a conta-gotas.

Este ano, lançámos importantes campanhas de comunicação, como o “Quebra Degraus” e “Liberte 1 Milhão de Portugueses”*,  que nos permitiram sensibilizar e impactar uma importante fatia da população e colocar, uma vez mais, o tema em cima da mesa. O projeto “+Acesso Para Todos – Por Comunidades Mais Inclusivas” realizou mais de 100 ações, em 15 municípios do país, impactando mais de 2.000 pessoas. Continuamos também presentes nas escolas, com ações que já sensibilizaram 2.345 alunos. E esta é apenas uma pequena parte do nosso trabalho.

Reunimos com as entidades que têm responsabilidade sobre o tema e continuamos a pressionar para que as promessas saiam do papel. Acreditamos que as diferentes entidades têm de trabalhar em conjunto para uma mudança efetiva e correta do tema.

Mas será que é suficiente? É urgente que o tema ganhe mais importância e que mais vozes se levantem e abordem esta problemática, de forma a pressionar, cada vez mais, por soluções concretas.

Há um tema prioritário, pelo qual temos batalhamos nos últimos anos, que é a necessidade urgente de uma atualização do Decreto-Lei, que preveja menos exceções, que obrigue a uma fiscalização por entidades com competência técnica, capacitando-as de mais recursos, e que aplique coimas a quem não cumpra a legislação, de forma a criar condições para um país sem barreiras, que seja acessível a todos, sem exceção.

Acreditando no potencial de toda a sociedade enquanto agente de mudança, a Associação Salvador desafia o país a juntar-se a este movimento, através da assinatura de uma petição.

É urgente uma revisão ao Decreto-Lei, que garanta fiscalização. É urgente a integração plena de todos, sem exceção. Ninguém deve ficar para trás!

* Mais informações sobre e petição, aqui.

Salvador Mendes de Almeida

Aos 16 anos, teve um acidente de mota que o deixou tetraplégico. Em 2003, fundou a Associação Salvador, da qual é Presidente. Através desta, Salvador luta diariamente pela integração e qualidade de vida das pessoas com deficiência motora na sociedade, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.
Foi no seguimento deste trabalho que apresentou o programa “Salvador”, na RTP 1, e participa como orador em diversas palestras e iniciativas.
É co-autor dos livros ”Ser Feliz Assim”, publicado pela editora Livros Brasil, e “Lições de vida”, editado pela Leya. É praticante assíduo de vela adaptada, adora desporto e viajar.


Amplificador

The Greatest (Audio Descriptions | Apple) 

“The Greatest”, o novo anúncio da Apple que destaca as muitas formas de um iPhone ajudar nas necessidades de acessibilidade.

Agenda

Eventos com acessibilidade física, legendagem, Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. 


Disney Plus  

Destaque: Enquanto plataforma de serviços de streaming, a Disney Plustem recursos de acessibilidade. É assim possível configurar opções como closed caption, audiodescrição e design responsivo. Sugerimos alguns filmes disponíveis com audiodescrição  em inglês, português-brasil, espanhol, francês, alemão.

– “Turning Red – Estranhamente Vermelho”, apresenta Mei Lee, de 13 anos, dividida entre continuar a ser a menina bonita da mãe e o caos da adolescência. Protetora, e até um bocadinho exagerada, Ming, nunca está longe da filha, uma infelicidade para uma adolescente. Como se as alterações dos seus interesses, relações e corpo não chegassem, quando fica muito entusiasmada (que é quase SEMPRE) transforma-se num panda vermelho gigante! 

– “Pinóquio” – O eterno clássico com nova versão estreada em setembro. Gepeto, o solitário inventor que sempre sonhou ser pai. Depois de um pedido às estrelas, o seu boneco de madeira preferido ganha vida. 


Funcionalidades de acessibilidade: Acessibilidade Disney +


Mais sugestões em www.cultura-acessivel.pt

Scroll to Top
Skip to content