Passou um ano desde que co-fundámos a Access Lab. Festejamos no palco do Coliseu dos Recreios, nos PLAY – Prémios da Música Portuguesa. O Momento Vodafone será uma celebração e um alerta para a importância da democracia cultural, unindo o coro de artistas Surdos Mãos Que Cantam aos Shout! e aos Bateu Matou. A cerimónia será emitida com Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. Leonor Dias, Diretora de Marca da Vodafone Portugal, assinala a relevância do evento com uma citação em destaque na próxima secção desta newsletter.
O bilhete de acompanhante, sem custos, para pessoas com deficiência, continua na nossa agenda diária. Em abril de 2022, o cenário era oposto ao de hoje. No âmbito do trabalho de advocacy, foi possível apoiar a transformação de bilheteiras nos maiores festivais – MEO Sudoeste, MEO Kalorama, Rock in Rio, Santa Casa Alfama, Sumol Summer Fest e Super Bock Super Rock.
Juntem-se a quem está a criar uma sociedade melhor. É por isso que mantemos relações próximas com os media (num ROI que já ultrapassa €1M), organizações públicas e não governamentais. Sempre com tempo alocado para ouvir a comunidade e trabalhar com ela, ancorados no apoio filantrópico da Fundação Ageas.
Continuamos, num caminho feliz, a construir um projeto pioneiro de acessibilidade na Altice Arena: foram inéditos, em Portugal, numa arena desta dimensão, os pilotos de audiodescrição e coletes sensoriais para pessoas Surdas e pessoas com deficiência visual. Em breve, teremos notícias sobre a continuidade do trabalho no dia a dia da sala.
Com a Santa Casa, nossa parceira filantrópica, na Casa do Impacto, e nossa cliente, no festival Santa Casa Alfama, unimos o Fado à Língua Gestual Portuguesa com interpretação de concertos de alguns dos maiores artistas nacionais. Dançámos, no mesmo ritmo, entre pessoas ouvintes e Surdas.
No ano que se inicia agora, traremos a tecnologia dos coletes sensoriais para Portugal. Trabalharemos cada vez mais a proximidade com a comunidade. Isso leva-nos à importância de investir na nossa Academia, para capacitar profissionais empresariais e pessoas com deficiência – continuando o que foi começado com clientes como a Galp, a EGEAC ou o CCB.
Agradecemos a todos os clientes e associações que confiaram os seus projetos à nossa visão mas, sobretudo, agradecemos às pessoas com deficiência e Surdas que trabalharam connosco na construção de pontes.
Tudo continua por fazer, por isso, continuamos.
Tiago Fortuna e Jwana Godinho
_________________________
Leonor Dias, Diretora de Marca da Vodafone Portugal
Pela atenção e urgência com que o tema deve ser tratado, associámo-nos à Access Lab, uma empresa que entrou no mercado para impactar positivamente a sociedade, trazendo à discussão as fragilidades no acesso de pessoas com deficiência e Surdas à cultura, que aceitou o desafio de, em conjunto, compor o “Momento Vodafone” da edição deste ano dos Prémios da Música Portuguesa, que dará palco a artistas surdos numa atuação de homenagem ao que de melhor se faz no setor a nível nacional.
Este momento – que representa um verdadeiro espírito de união, por envolver um processo colaborativo por parte de todas as entidades que participam nesta grande festa da música – torna possível que este espetáculo seja fruído por todos e ajuda a despertar a consciência para a democratização do acesso ao entretenimento. Só assim, unindo-nos aos parceiros certos, é que conseguiremos transformações duradouras.”
_________________________
Clipping
Um ano de Access Lab, 1M€ em ROI – Retorno de Investimento. Clique na imagem para acesso a todo o clipping ao longo deste primeiro ano de Access Lab.
_________________________
Amplificador
British Vogue, maio, 2023.
“Posso inequivocamente dizer que a comunidade de pessoas com deficiência me ensinou quase todas as qualidades honrosas que possuo atualmente”, afirma a atriz Selma Blair, a quem foi diagnosticada esclerose múltipla em 2018. É uma das 19 estrelas brilhantes apresentadas na edição de maio de 2023 da British Vogue, editada pela escritora e ativista Sinéad Burke e que celebra uma nova vanguarda de talentos de pessoas com deficiência.
Neste vídeo, os bastidores da sessão fotográfica da capa que convidou os modelos Ellie Goldstein e Aaron Rose Philip, ou Justina Miles, a intérprete de língua gestual americana reconhecida agora pela sua interpretação durante a atuação de Rihanna no Super Bowl.
_________________________
Agenda
Eventos com acessibilidade física, legendagem, Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição.
PLAY – Prémios da Música Portuguesa | RTP Acessibilidades Destaque: Acompanhem a emissão acessível completa:
Língua Gestual Portuguesa: Emissão em RTP Acessibilidades Audiodescrição: Qualquer telespectador com deficiência visual pode aceder ao serviço de audiodescrição através da sua operadora de cabo, ativando o serviço de áudio alternativo na sua set-top box, na opção de canal, selecionando a opção idioma português, sem nenhum custo adicional. Assim, sugerimos que configure o seu aparelho descodificador, box ou televisor, de acordo com as indicações do fabricante. Na generalidade das marcas, deverá aceder ao menu do seu aparelho através do comando, de seguida selecionar a opção “Configurar” ou “Settings” e depois procurar a área de configuração do áudio para disponibilizar a audiodescrição. |
Mais sugestões em www.cultura-acessivel.pt