PRR: uma alavanca para inclusão e desenvolvimento

Imagem com foto de Joaga Gorgueira da Associação Salvador

Acessibilidade em habitações e edifícios públicos: é urgente que sejam feitas mais candidaturas.


O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) representa uma via para promover o desenvolvimento social e económico em Portugal, destacando-se também na promoção de acessibilidades em edifícios públicos e habitações. Representa uma janela de oportunidade para as comunidades locais, dando particular atenção às pessoas com deficiência, para as quais este programa se apresenta como uma chave para mais inclusão e um incremento na qualidade de vida.

Desafios e Ação pela Inclusão

Apesar do potencial transformador do PRR, enfrentamos ainda grandes desafios, como a complexidade dos processos burocráticos e a subutilização das verbas disponíveis. É imperativo que as Câmaras Municipais, universidades, autarquias e outras entidades públicas intensifiquem seus esforços para acederem a estes recursos, visando tornar os locais verdadeiramente inclusivos. A verba existe e candidaturas para mudanças de acessibilidade a diferentes níveis, não só para deficiência motora, são necessárias.

A Associação Salvador está disponível para colaborar nas candidaturas, desenvolvendo projetos de consultoria de acessibilidades para todo o tipo de deficiências, assim como elaboração de projeto de arquitetura. A nossa missão estende-se à sensibilização para a importância de espaços inclusivos, impulsionando uma sociedade que acolhe a diversidade em todas as suas formas.

Pedidos de colaboração: acessibilidades@associacaosalvador.com

Novos Avisos de Candidatura

É com grande entusiasmo que vemos a abertura de novos avisos para candidaturas ao Programa Acessibilidades 360º, marcando uma oportunidade valiosa para financiar projetos que promovam a acessibilidade. As entidades interessadas podem submeter as suas propostas até às 17h59 do dia 31 de maio:

·      Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos (PIEP)

Com um valor disponível de 10.413.000,00€, o PIEP visa a promoção da acessibilidade aos serviços públicos em todo o território de Portugal continental. Este AvisoN.º 6/C03-i02/2024 é dirigido à administração central, autarquias locais e todos os espaços de acesso público.

·      Programa de Intervenções em Habitações (PIH)

Com um montante disponível de 3.084.500,00€ para financiar projetos que promovam a acessibilidade em habitações este Aviso N.º 7/ C03-i02/2024 é destinado às Câmaras Municipais que devem apresentar a candidatura. São destinatários finais as pessoas com deficiência e/ou incapacidade permanente com grau igual ou superior a 60% pelo que devem procurar junto do município apoio para terem acesso às verbas deste programa.

Convite à Ação

É hora de agir. Apelamos a todas as entidades para que se comprometam ativamente na transformação dos nossos espaços comuns, aproveitando as oportunidades oferecidas pelo PRR. A acessibilidade não beneficia apenas as pessoas com deficiência, mas enriquece toda a sociedade, promovendo um desenvolvimento mais sustentável.

Juntos, podemos construir um futuro mais inclusivo, aproveitando o PRR como uma verdadeira alavanca para a mudança. A Associação Salvador está ao vosso lado, pronta para fazer desta oportunidade uma realidade tangível para todos.

Mais informações sobre como podemos ajudar através do email acessibilidades@associacaosalvador.com

Joana Gorgueira


Joana Gorgueira
está na Associação Salvador há 6 anos na luta por uma mudança efetiva na área das acessibilidades, para que um dia, deixe de ser tema. Licenciada em Gestão e Mestre em Marketing, teve a oportunidade de ter trabalhado em grandes empresas como a REN e a NOS. Nos tempos livres é instrutora de Surf e fez voluntariado em Moçambique e São Tomé. Respira desporto e não vive sem viagens.

 

Megafone

Mixxie e Lia respondem às perguntas mais procuradas no Google sobre ser surdo.

Clipping

Tecnológica portuguesa volta a abrir vagas para pessoas com autismo  
 

Ler artigo: HR Portugal

Depois de três edições e 22 contratações, já estão abertas as candidaturas para a quarta edição do Programa de Neurodiversidade, projecto promovido pela Critical Software, Critical Techworks e pela Specialisterne, e que conta agora com a NOS como novo parceiro. A iniciativa tem como objectivo recrutar e formar profissionais autistas integrando-os em equipas de engenharia informática. Consulte  as vagas disponíveis.

 

Agenda

Eventos com acessibilidade física, legendagem, Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. 

Dia Internacional dos Museus | Fundação Calouste Gulbenkian 
18 e 19 de maio | Lisboa

Destaque:
A Fundação Gulbenkian celebra o Dia Internacional dos Museus, dedicado a museus, sustentabilidade e investigação, com dois dias e uma noite com visitas, workshops de fotografia, urban sketching, oficinas criativas, concertos, performances e muita música. O Centro de Arte Moderna vai celebrar este dia com iniciativas dedicadas à comunidade Surda com visitas, masterclasses e workshops com Língua Gestual Portuguesa.
Há ainda uma Silent Party muito especial com coletes de vibração. Vão estar dois DJ a tocar as músicas mais pedidas pelo público que podem ser sentidas através de coletes sensoriais.

+ info: Fundação Calouste Gulbenkian

Acessibilidade: Interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Coletes sensoriais disponíveis mediante requisição e limitados ao stock existente.

Mais sugestões em www.cultura-acessivel.pt 

Scroll to Top
Scroll to Top
Skip to content