O desporto tem o poder único de unir pessoas, promover a inclusão, criar oportunidades e desafiar as regras do jogo.
No Sporting Clube de Portugal, o desporto assume um papel nuclear, quer pela sua prática, quer pela sua componente de relacionamento humano fomentando o bem-estar social, a colaboração através do relacionamento interpessoal e a solidariedade intergeracional. O desporto inclusivo promovido pelo Sporting Para Todos, projeto com o objetivo de promover competências físicas, desportivas, pessoais e sociais das pessoas com deficiência e o recrutamento de pessoas com deficiência, em parceria com entidades sociais são algumas das medidas desenvolvidas na área da diversidade e inclusão do clube.
Através da Fundação Sporting, assumimos o compromisso de promover a igualdade de oportunidades independentemente da condição social, física ou mental, integrado no novo plano estratégico do clube. Foi com esta visão que, em 2023, demos um importante passo com o apoio da Access Lab, realizando um diagnóstico ao estádio José Alvalade para melhorar a acessibilidade, contudo sabemos que criar um ambiente mais inclusivo vai muito além de infraestruturas.
Por esse motivo, publicámos a página de acessibilidade no site do clube; investimos na formação de primeiras e segundas linhas das nossas equipas, garantindo que todas as áreas do clube estão informadas para tomar as melhores decisões nesta jornada da inclusão. Conscientes do desafio diário dos nossos adeptos e colaboradores, a longo prazo, pretendemos alargar a formação às áreas operacionais de dia de jogo, assegurando um processo contínuo e impactante, especialmente para aqueles que lidam diretamente com os nossos adeptos.
Mas não ficamos por aqui, pretendemos ir mais longe e transformar o nosso campo num amplificador de boas práticas. E este é apenas o início da Nova Era.
Acreditamos que a transformação social passa por inovação e tecnologia. Com a nossa motivação diária – Every day be better – inspiramo-nos nas melhores práticas de diversas áreas para construir o futuro do nosso estádio. É neste espírito que damos o primeiro passo para o novo estádio José Alvalade, The Green Box, projetado para melhorar a experiência de jogo a todos os adeptos, garantindo um contacto único com o Clube, independentemente da condição de cada um.
Este camarote inovador nasce da colaboração entre a Fundação Sporting e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que uniram esforços para transformar a experiência de jogo de pessoas com deficiência, Surdas, cegas e neurodivergentes. Projetado para garantir total conforto e acessibilidade, o espaço é devidamente adaptado para pessoas que se desloquem em cadeiras rodas e engloba ferramentas de regulação para pessoas com neurodivergência. Além disso, decorrem esta época testes pilotos com coletes de vibração para pessoas Surdas e audiodescrição para pessoas cegas.
É neste prelúdio que estamos a preparar a próxima época, para receber melhorias na qualidade e na diversidade da oferta de lugares para pessoas com mobilidade condicionada.
Juntos, no desejo de que o futuro que está a chegar seja mais inclusivo e acessível, mostrando que o jogo não tem barreiras, e no Estádio José Alvalade, todos têm lugar!
Inês Sêco
Tendo trabalhado anteriormente como arquiteta, Inês Sêco decidiu mudar o rumo da sua vida profissional em busca de um propósito maior. Em 2010 integrou a equipa da Make-A-Wish em Portugal e foi responsável, durante 12 anos, pelo outreach da missão e pela implementação de toda a operação a nível nacional. Em 2022 ingressou no Sporting Clube de Portugal como Coordenadora Executiva da Fundação Sporting para desenhar e definir uma nova estratégia alinhada e integrada com o plano global do Sporting CP.
Megafone
Uma simples saudação é tudo o que é preciso para mudar vidas. “Hello” é uma curta-metragem de Richard Galapate, que ganhou, em 2019, a categoria de estudantes no Festival de Cinema Nikon Cinema Z.
Clipping
Pessoas com deficiência marcham por uma vida independente
Artigo – Público
Para assinalar o Dia Europeu da Vida Independente, celebrado a 5 de maio, foram agendadas concentrações em oito cidades. Pessoas com deficiência pedem uma rede de transportes acessíveis e habitação acessível, numa lista de problemas ainda por resolver.
Agenda
Eventos com acessibilidade física, legendagem, Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição.
Entre os dentes de Paula Rego e Adriana Varejão | Lisboa
Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
10 de maio a 13 de setembro
Destaque: Nesta visita, através de uma seleção de obras de referência, abrimos espaço para a reinterpretação das dinâmicas de poder de duas gerações, com especial incidência sobre a história das mulheres em geografias diferentes, abrindo um vasto arco temático de reflexão sobre o presente. Esta exposição junta duas notáveis artistas: Paula Rego (Lisboa, 1935 – Londres, 2022) e Adriana Varejão (n. Rio de Janeiro, 1964).
Reunindo cerca de oito dezenas de obras, a exposição pretende valorizar as linhas comuns de trabalho das artistas, onde a violência está presente, quer no campo político, quer na esfera privada.
+ informação: Fundação Calouste Gulbenkian
Acessibilidade: As visitas de 10 maio, 21 junho, 12 julho e 13 setembro têm interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Exposição “Resistência e Liberdade | Museu do Aljube
Até 29 de novembro, Museu do Aljube, Lisboa
Destaque: Visita à exposição de longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade e às memórias da resistência à ditadura em Portugal, até ao 25 de Abril de 1974 e a conquista da liberdade.
+ informação: Museu do Aljube
Acessibilidade: Visitas guiadas em Língua Gestual Portuguesa.