Fundação Ageas e Access Lab – um compromisso pela inclusão na Cultura

Para que a inclusão de todas as Pessoas seja uma realidade ampla, em todos os domínios, a Cultura pode e deve ser um dos motores de arranque que coloca o tema na agenda mediática e na vida prática de cada um. Por acreditar nisto, a Fundação Ageas começou a trabalhar com a Access Lab no tema de acesso de todas as Pessoas com deficiência e surdas à Cultura procurando dar visibilidade e influenciando política pública.

No âmbito deste apoio, há 3 anos, desafiámos o Grupo Ageas Portugal e a RFM para uma iniciativa conjunta: uma emissão especial de rádio que espalhasse esta mensagem de inclusão aos milhares de ouvintes, aos artistas e promotores de espetáculos, e aos decisores políticos. O consenso surgiu facilmente entre as três partes envolvidas e surgiu o “RFM Sem Olhar a Quem” – a Fundação Ageas tem como um dos seus objetivos a inclusão de Pessoas com deficiência, o Grupo Ageas Portugal tem um forte posicionamento como mecenas na Cultura, e a RFM quer dar voz a um tema importante, ajudando a influenciar a Sociedade – e, claro, contamos com o apoio especializado da Access Lab, que trabalha para amplificar este tema e promover medidas e soluções práticas para a sua implementação.

O RFM Sem Olhar a Quem é uma emissão de rádio de 28 horas consecutivas – ao vivo no Campo Pequeno, na rádio, no digital, e na imprensa – permitindo chegar a um público mais alargado, de diversas idades e locais do país, num esforço de sensibilização para a necessidade de garantir a acessibilidade à Cultura.

Por acreditarmos numa filantropia focada no suporte de longo prazo, e por sabermos que a mudança de mentalidades e comportamentos implica um trabalho de advocacy consistente e robusto, influenciamos para que esta emissão acontecesse em 3 anos seguidos, reforçando a nossa relação com a Access Lab e procurando resultados concretos em conjunto.

  • Na 1ª e 2ª edição do RFM Sem Olhar a Quem, em junho de 2023 e setembro de 2024, explorámos a importância da acessibilidade à Cultura, e conseguimos levar a um aumento do número de promotores de eventos e artistas interessados em saber como implementar o Bilhete de Acompanhante ou reforçando compromissos concretos em utilizar recursos de inclusão, como a tradução em Língua Gestual Portuguesa (presente ao longo das 2 emissões), e a disponibilização de abafadores de som e coletes sensoriais para que as Pessoas pudessem experienciar a música de várias formas.
  • Na 3.ª edição, dias 26 e 27 de junho de 2025, queremos continuar com todas as acessibilidades que já fomos promovendo e ainda dar uma atenção especial à Comunidade cega ou com baixa visão, aprofundando a experiência desta no acesso à oferta cultural do país e proporcionando uma forma de “olhar” diferente a quem a rádio é uma das melhores formas de informação e entretenimento.

Tem sido um orgulho imenso ver que a proposta de trabalhar este tema numa rádio tão ouvida, tem trazido resultados muito positivos que temos alcançado juntos: a Fundação Ageas com a Access Lab, juntamente com o Grupo Ageas Portugal, a RFM e toda a Comunidade que beneficia dos recursos de acessibilidade que se vão disseminando e melhorando aos poucos por todo o país.

Fiquem atentos à próxima emissão. Nós seguimos juntos neste caminho com a Access Lab.

Ana Margarida Pereira

Ana Margarida Azevedo Pereira, nascida em Lisboa em 1979, gémea, casada e mãe de 2 rapazes. É licenciada em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE. Integrou, a AXA Portugal em 2002 na área de Parcerias e Protocolos. Passou por várias áreas dentro do grupo, desde o Marketing Estratégico à Direção de Responsabilidade Social Corporativa. Ocupa o cargo de Secretária-Geral da Fundação Ageas desde novembro de 2014. Na Fundação Ageas é também responsável pelas equipas de Investimento Social e Voluntariado Corporativo e Cidadania Ativa. No Grupo Ageas Portugal participa ainda na Escola de Talentos. Gosta de Canto (canta em coros desde os 5 anos), Natação e Dança (pratica dança espanhola desde 2024). Curiosidade: fez parte do coro do lançamento do 1.º Pirilampo Mágico em 1987.


 

Megafone

Uma rapariga surda cruza-se com um rapaz paralisado da cintura para baixo, mas nenhum deles conhece as diferenças um do outro.    


 

Clipping


Cartão do Cuidador Informal já está disponível na app Gov.pt

Notícia – Segurança Social

O Cartão do Cuidador Informal reconhece o estatuto e os direitos de quem cuida de pessoas em situação de dependência, com deficiência ou incapacidades, independentemente da idade. Este cartão facilita o acesso a um conjunto de direitos e apoios.


 

Agenda

Eventos com acessibilidade física, legendagem, Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. 

 

O melhor da coleção Calouste Gulbenkian
Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa
Até 31 de agosto 

Destaque: Uma visita orientada por uma fascinante coleção privada que atravessa três continentes e cinco mil anos de história. A coleção é agora apresentada numa exposição inovadora que traça o percurso de Gulbenkian como colecionador – começando pela Art Déco e recuando no tempo até ao Antigo Egito. A exposição reflete a forma como colecionou e exibiu as obras na sua casa em Paris, evidenciando a sua capacidade de transcender disciplinas, combinando e justapondo peças de diferentes épocas e regiões. O percurso termina com uma instalação única, inspirada no cofre onde Gulbenkian guardava a sua alta joalharia e outras peças preciosas.

+ informação: Fundação Calouste Gulbenkian

Acessibilidade: Visita guiada com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.


Mais sugestões em www.cultura-acessivel.pt

Scroll to Top
Skip to content
accesslab favicon
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.