Fundação Ageas e Access Lab – um compromisso pela inclusão na Cultura

Para que a inclusão de todas as Pessoas seja uma realidade ampla, em todos os domínios, a Cultura pode e deve ser um dos motores de arranque que coloca o tema na agenda mediática e na vida prática de cada um. Por acreditar nisto, a Fundação Ageas começou a trabalhar com a Access Lab no tema de acesso de todas as Pessoas com deficiência e surdas à Cultura procurando dar visibilidade e influenciando política pública.

No âmbito deste apoio, há 3 anos, desafiámos o Grupo Ageas Portugal e a RFM para uma iniciativa conjunta: uma emissão especial de rádio que espalhasse esta mensagem de inclusão aos milhares de ouvintes, aos artistas e promotores de espetáculos, e aos decisores políticos. O consenso surgiu facilmente entre as três partes envolvidas e surgiu o “RFM Sem Olhar a Quem” – a Fundação Ageas tem como um dos seus objetivos a inclusão de Pessoas com deficiência, o Grupo Ageas Portugal tem um forte posicionamento como mecenas na Cultura, e a RFM quer dar voz a um tema importante, ajudando a influenciar a Sociedade – e, claro, contamos com o apoio especializado da Access Lab, que trabalha para amplificar este tema e promover medidas e soluções práticas para a sua implementação.

O RFM Sem Olhar a Quem é uma emissão de rádio de 28 horas consecutivas – ao vivo no Campo Pequeno, na rádio, no digital, e na imprensa – permitindo chegar a um público mais alargado, de diversas idades e locais do país, num esforço de sensibilização para a necessidade de garantir a acessibilidade à Cultura.

Por acreditarmos numa filantropia focada no suporte de longo prazo, e por sabermos que a mudança de mentalidades e comportamentos implica um trabalho de advocacy consistente e robusto, influenciamos para que esta emissão acontecesse em 3 anos seguidos, reforçando a nossa relação com a Access Lab e procurando resultados concretos em conjunto.

  • Na 1ª e 2ª edição do RFM Sem Olhar a Quem, em junho de 2023 e setembro de 2024, explorámos a importância da acessibilidade à Cultura, e conseguimos levar a um aumento do número de promotores de eventos e artistas interessados em saber como implementar o Bilhete de Acompanhante ou reforçando compromissos concretos em utilizar recursos de inclusão, como a tradução em Língua Gestual Portuguesa (presente ao longo das 2 emissões), e a disponibilização de abafadores de som e coletes sensoriais para que as Pessoas pudessem experienciar a música de várias formas.
  • Na 3.ª edição, dias 26 e 27 de junho de 2025, queremos continuar com todas as acessibilidades que já fomos promovendo e ainda dar uma atenção especial à Comunidade cega ou com baixa visão, aprofundando a experiência desta no acesso à oferta cultural do país e proporcionando uma forma de “olhar” diferente a quem a rádio é uma das melhores formas de informação e entretenimento.

Tem sido um orgulho imenso ver que a proposta de trabalhar este tema numa rádio tão ouvida, tem trazido resultados muito positivos que temos alcançado juntos: a Fundação Ageas com a Access Lab, juntamente com o Grupo Ageas Portugal, a RFM e toda a Comunidade que beneficia dos recursos de acessibilidade que se vão disseminando e melhorando aos poucos por todo o país.

Fiquem atentos à próxima emissão. Nós seguimos juntos neste caminho com a Access Lab.

Ana Margarida Pereira

Ana Margarida Azevedo Pereira, nascida em Lisboa em 1979, gémea, casada e mãe de 2 rapazes. É licenciada em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE. Integrou, a AXA Portugal em 2002 na área de Parcerias e Protocolos. Passou por várias áreas dentro do grupo, desde o Marketing Estratégico à Direção de Responsabilidade Social Corporativa. Ocupa o cargo de Secretária-Geral da Fundação Ageas desde novembro de 2014. Na Fundação Ageas é também responsável pelas equipas de Investimento Social e Voluntariado Corporativo e Cidadania Ativa. No Grupo Ageas Portugal participa ainda na Escola de Talentos. Gosta de Canto (canta em coros desde os 5 anos), Natação e Dança (pratica dança espanhola desde 2024). Curiosidade: fez parte do coro do lançamento do 1.º Pirilampo Mágico em 1987.


 

Megafone

Uma rapariga surda cruza-se com um rapaz paralisado da cintura para baixo, mas nenhum deles conhece as diferenças um do outro.    


 

Clipping


Cartão do Cuidador Informal já está disponível na app Gov.pt

Notícia – Segurança Social

O Cartão do Cuidador Informal reconhece o estatuto e os direitos de quem cuida de pessoas em situação de dependência, com deficiência ou incapacidades, independentemente da idade. Este cartão facilita o acesso a um conjunto de direitos e apoios.


 

Agenda

Eventos com acessibilidade física, legendagem, Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. 

 

O melhor da coleção Calouste Gulbenkian
Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa
Até 31 de agosto 

Destaque: Uma visita orientada por uma fascinante coleção privada que atravessa três continentes e cinco mil anos de história. A coleção é agora apresentada numa exposição inovadora que traça o percurso de Gulbenkian como colecionador – começando pela Art Déco e recuando no tempo até ao Antigo Egito. A exposição reflete a forma como colecionou e exibiu as obras na sua casa em Paris, evidenciando a sua capacidade de transcender disciplinas, combinando e justapondo peças de diferentes épocas e regiões. O percurso termina com uma instalação única, inspirada no cofre onde Gulbenkian guardava a sua alta joalharia e outras peças preciosas.

+ informação: Fundação Calouste Gulbenkian

Acessibilidade: Visita guiada com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.


Mais sugestões em www.cultura-acessivel.pt

Scroll to Top
Skip to content