Cristiano Ronaldo, Dua Lipa em 5G no NOS Alive, Jogos Paralímpicos, MEO Marés Vivas, Kalorama e Rock in Rio Lisboa – o verão de 2024

05/09/2024

Em setembro de 2024 podemos orgulhar-nos de ter um cenário diferente para a acessibilidade nos eventos mainstream em Portugal. O que aconteceu?

Cristiano Ronaldo entrou em campo com Sofia Monteiro, em junho, no jogo Portugal x Irlanda. Dua Lipa conheceu duas pessoas Surdas, desafiada pelo 5G da NOS, no NOS Alive. Já o MEO estreou um posicionamento estratégico – “Música com Sentido” – no MEO Marés Vivas para elevar pessoas com deficiência, Surdas e neurodivergentes. Em paralelo, a SIC e o Expresso têm Tomás Delfim, jornalista cego, a cobrir os Jogos Paralímpicos. Para encerrar, os festivais Rock in Rio Lisboa e MEO Kalorama realizaram as suas edições mais acessíveis de sempre.

 

São cinco vitórias de representatividade para comunidades que têm sido apagadas pelo capacitismo. Pode encarar-se como uma enorme conquista para quem trabalha na área e também para um reconhecimento mediático positivo, de esperança sem miserabilismo. Quase de repente, afinal, percebemos que estas pessoas também se divertem, participam na cultura, desporto e entretenimento.

 

Orgulha-nos muito na Access Lab saber que construímos projetos honrosos com a Federação Portuguesa de Futebol, a NOS e o MEO. O mesmo vimos acontecer com colegas que admiramos no Expresso, no MEO Kalorama e no Rock in Rio Lisboa.

 

E agora?

Continuamos. O grau de exclusão continua a ser um colosso interseccional: passa pela saúde, educação, emprego, participação cívica, desportiva e cultural. Demos dois passos – um gigante, para o trabalho de visibilidade, e um pequeno, mas sólido, na verdadeira inclusão.

A todos nós, que fizemos parte desta mudança, importa ter em consideração que temos a responsabilidade de manter o espaço mainstream do entretenimento aberto. Continuemos a fazê-lo com responsabilidade, sentido de missão e investimento.

 

Tem sido uma boa caminhada!

Tiago Fortuna e Jwana Godinho

Megafone

No NOS Alive, a NOS desenvolveu uma solução tecnológica inovadora, assente em tecnologia 5G, que permitiu um grupo de 8 festivaleiros da comunidade surda viver todas as emoções do concerto da Dua Lipa.

No MEO Marés Vivas 2024, o projeto “Música com Sentido” tornou a experiência musical mais acessível e inclusiva, com coletes sensoriais, intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, entre outras iniciativas. 

Clipping

Entre a solidão e a comunidade: em Nova Iorque encontrei um pedaço de identidade

Artigo: Expresso

Texto de opinião de Tiago Fortuna, depois de uma viagem a Nova Iorque: “Sonho com uma sociedade diferente – é essa a razão pela qual me levanto da cama. Em Nova Iorque vislumbrei mais um pedaço da minha identidade: quero tanto espaço para a individualidade como para expor a minha vulnerabilidade a outras pessoas. Sem medo da dor, da doença e das imperfeições.”

Agenda

Eventos com acessibilidade física, legendagem, Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. 

AMPLA | LU.CA – Teatro Luís de Camões
7 e 8 de setembro | Lisboa

Destaque:A Ampla é uma mostra de cinema que reúne filmes premiados nos principais festivais de cinema que acontecem em Portugal. Para ser o mais inclusiva possível, todos os filmes são exibidos com legendas descritivas, interpretação em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição.

+ info: LU.CA

Acessibilidade:Audiodescrição, Língua Gestual Portuguesa e sessões descontraídas.

Mais sugestões em www.cultura-acessivel.pt 

Scroll to Top
Skip to content
accesslab favicon
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.