Coachella: a acessibilidade como cabeça de cartaz

Imagem de Austin Whitney com o título: Coachella: a acessibilidade como cabeça de cartaz

A minha primeira experiência no Coachella, em 2008, mudou a minha vida. Nove meses antes, sofri uma lesão na medula espinhal e estava a adaptar-me à minha nova vida numa cadeira de rodas. Ao ver as minhas bandas favoritas a tocar foi a primeira vez que senti uma felicidade imensa desde a minha lesão. E foi a primeira vez que senti que não estava a ser consumido pela depressão, ansiedade ou auto-consciência.

Uma pausa momentânea no que parecia ser uma situação impossível era exatamente o que eu precisava para quebrar o ciclo e, ao sair do festival, tive um pensamento transformador: “Vou ficar bem”.  Era tudo o que eu precisava naquele momento precário da minha vida para dar a volta à situação e seguir em frente.

Tenho a enorme honra em ser o Coordenador de Acessibilidade do Coachella desde 2016. Ao longo dos últimos sete anos, conseguimos melhorar drasticamente as instalações e os serviços acessíveis do evento, para tornar o festival um dos mais acessíveis do mundo, o que levou a um aumento acentuado de visitantes que pedem serviços de acessibilidade.

Em 2016, 660 hóspedes com deficiência solicitaram alojamento durante os dois fins de semana do Coachella. Em 2023, tivemos 2.624 visitantes com deficiência que pediram alojamento. Acredito firmemente que, ao tornar os festivais mais inclusivos, mais pessoas com deficiência se sentirão confortáveis em participar e isso, por sua vez, vai criar um ambiente que é uma representação mais precisa do mundo em que vivemos.

Oferecemos muitos serviços exclusivos no Coachella. O nosso parque de estacionamento acessível é utilizado por mais de 250 pessoas com deficiência em cada dia do evento. Todos os carros que entram neste parque são controlados pelas autoridades policiais e esta parceria é responsável por um quarto das citações anuais de uso fraudulento do cartão de estacionamento de pessoas com deficiência na Califórnia.

Temos mais de uma dúzia de carrinhos de golfe (cinco dos quais são acessíveis a cadeiras de rodas) para prestar assistência aos nossos visitantes com deficiência e os seus acompanhantes em todo o perímetro do festival, entre o parque de estacionamento, o local de largada de veículos partilhados e os parques de campismo. Os visitantes podem utilizar códigos QR para pedir transporte e nós fornecemos mais de mil boleias individuais em cada fim de semana.

Temos 9 áreas reservadas para pessoas com deficiência distribuídas por todos os palcos, com as nossas maiores plataformas a acolherem mais de 250 convidados. Alguns destes espaços têm casas de banho adaptadas a utilizadores de cadeiras de rodas diretamente adjacentes. Posicionamos estas plataformas em locais que proporcionam excelentes linhas de visão e são facilmente acessíveis através da multidão. Todos os nossos espaços sanitários têm casas de banho acessíveis e esforçamo-nos por garantir que todas as áreas de ativação são acessíveis.

Oferecemos um espaço de descanso sensorial para os visitantes que possam precisar de uma pausa da agitação do festival. Os visitantes com deficiências cognitivas, neurológicas e de desenvolvimento ou outras formas de neurodiversidade podem visitar o Everyone Program para se encontrarem com profissionais formados num local calmo.

A Língua Gestual Americana é fornecida para qualquer ato solicitado e começámos recentemente a implementar legendas em tempo real. Em 2023, os nossos cabeças de cartaz atuaram em três línguas diferentes: espanhol, inglês e coreano. Para fornecer legendas em coreano, tivemos de enviar uma transmissão digital da mesa de mistura para a nossa equipa de legendagem na Coreia, que nos enviou as legendas em coreano em tempo real. Este é um exemplo de como a tecnologia pode fazer melhorias tangíveis na acessibilidade.

Estou extremamente orgulhoso das funcionalidades acessíveis que podemos oferecer no Coachella e excecionalmente grato à Goldenvoice por me dar a mim e à minha equipa a oportunidade de melhorar e inovar continuamente de formas que nunca teria sonhado serem possíveis quando sofri a minha primeira lesão. Assistir ao meu primeiro Coachella em 2008 mudou a minha vida de uma forma tão profunda e positiva e poder ajudar a proporcionar essa oportunidade a outras pessoas com deficiência é um dos meus maiores sucessos.

Austin Whitney


Austin Whitney
é o presidente da Ten Fifty Entertainment, os consultores de acessibilidade mais ativos no setor de entretenimento e desportos ao vivo nos Estados Unidos.  Com um doutoramento em Direito pela UC Berkeley School of Law, bem como uma licenciatura pela UC Berkeley, Austin traz consigo uma riqueza de conhecimentos e experiência. Atualmente, desempenha as funções de Diretor de Atendimento da ADA para o Coachella Music and Arts Festival, o Grande Prémio de F1 de Las Vegas, o PGA Championship e a Star Wars Celebration, tendo desempenhado as mesmas funções em mais de cem eventos nos últimos dez anos. Austin é um especialista reconhecido na área, tendo apresentado o tema “Conformidade com a ADA em eventos temporários” no Simpósio Nacional da ADA, e também foi orador sobre o tema na XLive, na Conferência Municipal de Eventos Especiais e na Associação Internacional de Gestores de Espaços.

 

Megafone

Uma parceria do Coachella com uma empresa de realidade virtual para que as pessoas com deficiência possam experenciar a música ao vivo através desta funcionalidade.

Clipping

Modelo de Apoio à Vida Independente assegurado pelo governo anterior  
 

Ler artigo: Público

O Governo liderado por António Costa tratou da burocracia em falta para fazer do Modelo de Apoio à Vida Independente – Assistência Pessoal uma política pública.
Reivindicado pelas pessoas com deficiência e pelas associações que as representam, o Modelo de Apoio à Vida Independente – Assistência Pessoal foi criado pelo primeiro Governo de António Costa em 2017. Tornou-se uma espécie de bandeira de primeiro executivo com uma secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.

 

Agenda

Eventos com acessibilidade física, legendagem, Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. 

Disney+ | Taylor Swift – The Eras Tour 

Destaque: A plataforma de serviços de streaming Disney+ tem recursos e ferramentas de acessibilidade. Há funcionalidades de acessibilidade disponíveis para ajudar pessoas com necessidades específicas auditivas, visuais ou de mobilidade física como sistemas de audição assistida, audiodescrição ou controlos de luminosidade.

Aproveitando a temática de concertos, a sugestão para Taylor Swift – The Eras Tour, o filme-concerto (legendado e com audiodescrição) da norte-americana que, a pouco menos de um mês, atua em Portugal.

Mais sugestões em www.cultura-acessivel.pt 

Scroll to Top
Scroll to Top
Skip to content