Capacitismo, feminismo, saúde e cultura

Olá!

Voltamos com a 11.ª edição da newsletter da Access Lab, novamente assinada por mim, Sara Rocha.

Este mês trago-vos algumas iniciativas e eventos importantes para a comunidade com deficiência. Estarei um pouco mais ausente destas iniciativas incríveis por estar de momento no meu 2.º trimestre da gravidez, mas espero que aproveitem estas oportunidades por mim!

Convido-vos a explorar algumas novidades sobre políticas sociais e eventos sobre a deficiência em Portugal e lá fora!

Sara Rocha

Sociedade & Política

  1. Capacitismo na Assembleia da República. No passado dia 13 de fevereiro, a deputada Ana Sofia Antunes foi alvo de graves insultos e discursos capacitistas por alguns deputados e deputadas parlamentares. O Centro de Vida Independente lançou uma carta aberta para subscrição individual ou de organizações, sobre a situação, caso pretendam assinar.

  2. Inquérito sobre a equidade na saúde da International Disability Alliance. A International Disability Alliance lançou um inquérito sobre as experiências das mulheres com deficiência quando utilizam os serviços de saúde e se as mulheres com deficiência são incluídas quando os sistemas de saúde planeiam, prestam ou verificam os serviços. Se se identificar como uma mulher com deficiência, podem responder ao inquérito aqui.

  3. Experiências de estudantes com deficiências nas artes. Os parceiros do projeto Europe Beyond Access estão a realizar uma investigação sobre o acesso, a falta de acesso e a experiência dos estudantes com deficiência em instituições de ensino superior no domínio das artes do espetáculo, até 20 de março.

  4. Petição pública pelo Direito de Acesso ao Cinema em Portugal. Diversas organizações portuguesas organizaram uma petição pública para pedir a acessibilidade do cinema em Portugal, que continua a ser acessível. Pode assinar a petição publica aqui.

  5. Global Disability Summit. O Global Disability Summit vai ocorrer de 2 a 3 abril em Berlim, na Alemanha, organizado pela International Disability Alliance, e vai ter um programa repleto de eventos sobre a deficiência e os compromissos necessários a que os países tomem para progredir nos direitos das pessoas com deficiência. Podem assistir grátis online, mas é preciso registo aqui.

Cultura

Sugestões para todos os gostos e em vários formatos:

Debate Comité dos Direitos das Pessoas com Deficiência sobre a participação na vida política e pública. Por ocasião da sua 32a sessão, o Comité dos Direitos das Pessoas com Deficiência realizará um dia de debate geral em 20 de março de 2025 sobre os direitos das pessoas com deficiência a participar na vida política e pública. Nesta sessão, de dia 12 a 13 de março, haverá também discussões sobre o progresso da implementação da CDPD na União Europeia. Podem assistir às discussões através da UN Web TV.

Conferência Internacional “Saúde Mental Comunitária – Desinstitucionalização & Inclusão Social”. A AEIPS vai realizar a Conferência Internacional “Saúde Mental Comunitária – Desinstitucionalização & Inclusão Social”, dia 25 a 27 de março, um evento que reunirá especialistas, profissionais, académicos e ativistas para debater a importância da desinstitucionalização e da inclusão social de Pessoas com Experiência de Doença Mental.

Concurso de Fotografia EDF. A European Disability Forum lançou novamente um concurso de fotografia com o tema ‘Através da lente da acessibilidade: Histórias de barreiras, desafios e boas práticas’. Podem concorrer com as vossas fotografias até dia 30 de março de 2025.

Dia Internacional da Mulher. A Plataforma Feminista e Rede 8 de Março lançam em conjunto a convocatória “Pela Libertação de Todas as Mulheres”, com manifestação marcada para dia 8 de março em Lisboa.

Sobre a autora:
Sara Rocha

Sara Rocha é uma mulher autista com múltipla deficiência, que vive no Reino Unido. É presidente da Associação Portuguesa Voz do Autista, vice-chair do Comité das Mulheres do European Disability Forum e vice-presidente do European Council of Autistic People. Sara trabalha como gestora de dados de saúde pública para a Escola de Medicina Clínica da Universidade de Cambridge e tem participado em diversos projetos sobre a inclusão e políticas sociais no Autismo e deficiência a nível europeu e internacional.

linktr.ee/autismoemportugues

LinkedIn icon Instagram icon

Esta newsletter foi escrita a ouvir: “LABOUR (the cacophony)”, de Paris Paloma

 

Scroll to Top
Skip to content