As nossas diferenças podem tornar-nos iguais

Título da newsletter da Access Lab com Ana Ventura: "As nossas diferenças podem tornar-nos iguais".

Podia escrever imenso sobre diferença: por um lado, queremos ser diferentes, embandeiramos para destacar aqueles incríveis atributos que nos tornam únicos; por outro, ambicionamos ser iguais, fugimos a sete pés do que possa fazer com que sejamos olhados com outra atenção. O ser humano é estranho e, na maioria das vezes, não sabemos como lidar com essa estranheza. É fácil dizer “todos diferentes, todos iguais” e lembrar que nos idos de 1948 a ONU proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos onde a tal premissa da igualdade ficava cravada. Tantas décadas depois, porém, estamos longe dessa equidade. 

É ridículo, mas, olhando para as arcaicas definições sociais, sou aquilo a que se chama uma privilegiada: no que diz respeito às mulheres ainda há muito para fazer mas nasci branca, heterossexual e sem qualquer deficiência. Posso decidir o que fazer, como, quando e com quem. Ainda mais: posso decidir fazer sozinha. São privilégios? São – mas não deviam ser. 

Sou jornalista de música há mais de 25 anos e, como tal, uma boa parte das minhas funções sempre passou pelas reportagens de concertos e festivais. Como a maioria das pessoas, passei a vida a encher a boca para dizer que, quando olho para alguém, vejo quem é e não o que é – até que fui obrigada a perceber que, tão arrogante que estava de que era parte da solução, não compreendia metade do problema. Adorava que as plataformas de mobilidade condicionada estivessem vazias porque isso permitia-me filmar numa zona tranquila, sem compreender a real razão para que esses espaços estivessem assim. Mais: não pensava se os recintos tinham os seus pisos acessíveis, achava que era igual dizer “linguagem gestual” e “língua gestual” ou “pessoa deficiente” e “pessoa com deficiência”. Estava tão metida na minha “normalidade” que não olhava à volta e, pior, não aprendia. Ao não aprender nunca poderia passar a verdadeira mensagem. 

Até que conheci o Tiago e comecei a ir a concertos com ele. Fui entendendo como um pequeno degrau pode ser um enorme obstáculo ou como é limitativo querer ir a um espectáculo e ter que pagar dois bilhetes completos – porque os promotores acham que a necessidade de um acompanhante não passa de uma estratégia para alguém entrar à borla. Sempre me queixei de ser baixa e não conseguir ver o palco mas nunca tinha vislumbrado como é importante ter condições dignas para se poder estar num recinto com os mesmos acessos do público geral. Alguma vez tomaram consciência que a altura do balcão de um bar pode ser um desafio ou que, quando se está numa cadeira de rodas, a higiene de uma casa de banho faz toda a diferença? 

No ano passado, o Iminente apostou numa série de melhorias, ao nível da acessibilidade, e chamou a Access Lab para colocar muitas destas iniciativas em prática. Fizeram dois documentários onde uma boa parte do que descrevi se torna mais claro. Como em tudo na vida, falar é fácil: colocar a mão na consciência, admitir as nossas culpas e assumir o tanto que há para fazer é muito mais difícil. De lá para cá, sei que aprendi muito mas essa aprendizagem fez-me querer saber ainda mais. Convenço-me de que nunca fiz parte do problema mas assumo que adorava fazer parte da solução – é esse o meu compromisso. Talvez a tal premissa fundamental do “todos diferentes, todos iguais” ainda esteja longe mas (quero acreditar!) estamos muito mais perto. 

Ana Ventura

Texto escrito ao abrigo do antigo Acordo Ortográfico.


Licenciada em Ciências da Comunicação, Ana Ventura é jornalista, tendo começado o seu percurso na redacção do jornal BLITZ. Autora do programa M de Música, tem colaborado com a SIC Radical e com a plataforma de streaming HBO, além de ter assinado as autobiografias dos Xutos & Pontapés e Magazino. Em Abril, publicou o seu quarto livro, “Uma Página da História”, a primeira biografia dos Da Weasel.


Amplificador

Documentário realizado por Ana Ventura sobre as condições de acessibilidade e inclusão na edição de 2022 do Festival Iminente. Os maiores desafios da indústria, da comunidade, o que já está feito e o que ainda falta fazer no mundo da inclusão são algumas das questões abordadas. A segunda parte deste documentário já está disponível.

 


Clipping

De bloco em bloco, Filipa Rocha constrói aulas de programação mais inclusivas

Ler reportagem – Jornal Público

“Uma ferramenta de aprendizagem digital mais inclusiva tornou Filipa Rocha uma das finalistas do Prémio Jovens Inventores 2023. A estudante de doutoramento na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e professora assistente no Instituto Superior Técnico, desenvolveu um projecto que junta blocos físicos e um programa de computador para ensinar crianças cegas e com baixa visão a programar.”

Agenda

Eventos com acessibilidade física, legendagem, Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. 

São Luiz Teatro Municipal | Isadora, Fala!

Até 9 de junho, Lisboa

Destaque: Isadora Duncan sobe a cena neste texto criado por Rita Lello, em colaboração com Eugénia Vasques, a partir do itinerário proposto na poesia de Graça Pires em Jogo Sensual no Chão do Peito e da prosa da própria Isadora recolhida de várias fontes.  À Língua Gestual Portuguesa Rita Lello e Amélia Bentes vão colher inspiração para acompanhar a palavra dita em cena com sequências da palavra em movimento, da palavra impressa no espaço através do corpo da intérprete acompanhado por uma sonorização imersiva que envolve a palavra que se move, e exprime a memória da atribulada sensibilidade de uma das mais significativas pioneiras da dança contemporânea. 

+ info: Teatro São Luiz

Acessibilidade: Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Sessão a 9 de junho).

Teatro Municipal do Porto | Elas entram e saem

16 e 17 de junho, Porto

Destaque: Em “Elas entram e ficam!”, de Tânia Diniz, desdobramo-nos sobre o que poderá ser o arquivo, a documentação de uma política cultural numa companhia de teatro, e a sua relação socioeconómica. Tem como ponto de partida os textos, as peças, as notícias, e o arquivo fotográfico dos registos dos ensaios e espetáculos da companhia ao longo dos 70 anos. Uma viagem, que pretende traçar uma linha temporal, permitindo construir uma nova narrativa, refletindo sobre o papel, as histórias e micro-histórias das personagens femininas, representadas até ao momento.

+ info: Teatro Municipal Porto

Acessibilidade: Interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

 Mais sugestões em www.cultura-acessivel.pt

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