Acessibilidade e inclusão: Um compromisso da Feira do Livro de Lisboa

A Feira do Livro de Lisboa é, há décadas, um dos mais emblemáticos eventos culturais do nosso país. É um espaço de celebração da literatura, de encontro entre leitores, autores e editores, e de partilha de ideias. No entanto, para que este espírito inclusivo se reflita verdadeiramente na experiência de todos os visitantes, é essencial garantir que ninguém fique de fora — especialmente quem enfrenta desafios de mobilidade.

Foi com este propósito que a APEL estabeleceu uma parceria com a Access Lab, uma entidade especializada em acessibilidade e mobilidade, dando um passo decisivo no compromisso com a inclusão e com o acesso pleno à cultura.

Através desta parceria, implementou-se um conjunto de medidas concretas que tornam a visita à Feira mais cómoda e digna para pessoas com mobilidade condicionada. Desde a disponibilização de cadeiras de rodas, até ao reforço das zonas de descanso acessíveis, passando pela sinalização adaptada e por percursos com acessibilidade melhorada, procurámos dar resposta real às necessidades de todos os nossos visitantes. Para além das infraestruturas, esta parceria trouxe consigo um elemento essencial: a sensibilização. Os nossos colaboradores receberam formação específica para melhor apoiar os visitantes com necessidades diferenciadas, promovendo um ambiente de empatia, respeito e cooperação.

Os benefícios são visíveis e profundamente significativos. Mais do que uma questão logística, trata-se de dignidade e equidade. Cada pessoa que consegue circular com autonomia pela Feira, participar em sessões, folhear livros, conversar com autores e simplesmente sentir-se parte deste grande evento cultural, é uma conquista para todos nós.

Acreditamos que uma sociedade que promove o acesso à cultura para todos é uma sociedade mais justa e mais rica. Esta parceria com a Access Lab é, por isso, muito mais do que uma iniciativa pontual: representa um marco na evolução da Feira do Livro de Lisboa e um exemplo tangível de como a colaboração orientada por um propósito comum pode gerar mudanças significativas.

A Feira é de todos e para todos, sendo a nossa responsabilidade assegurar que assim permaneça.

Bruno Pires Pacheco

Bruno Pires Pacheco iniciou a sua carreira profissional na Texto Editora como Gestor de Produto, onde se manteve por 6 anos. Em 2003 é convidado para Secretário-Geral da UEP – União dos Editores Portugueses. Atualmente é o Secretário-Geral da APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, onde colabora desde 2009 e onde desempenha, desde 2020, as funções de Diretor da Feira do Livro de Lisboa. Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Internacional de Lisboa, é casado e tem duas filhas.


 

Megafone

Curta-metragem de animação em 3D, realizada por estudantes da Haute École Albert Jacquard na Bélgica, conta a história de Hugo, um jovem com uma cicatriz no rosto que evita sair de casa por receio de ser ridicularizado. Um dia, é encorajado por uma aparição amigável a enfrentar os seus medos e procurar amizade. O filme destaca-se pela sua sensibilidade e qualidade técnica, recebeu a distinção máxima da escola e o prémio “Stylo d’Or”.     


 

Clipping


Com deficiência, sem morada: onde pertencemos num mundo em estado de guerra?

Artigo – Expresso

Num mundo marcado por conflitos e exclusões, pessoas com deficiência ainda lutam por autonomia e reconhecimento. Tiago Fortuna reflete sobre a experiência de deixar a casa dos pais e enfrentar uma sociedade pouco preparada para acolher a diferença. Num relato pessoal e sensível, expõe os desafios de viver com dignidade e liberdade.


 

Agenda

Eventos com acessibilidade física, legendagem, Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. 

 

Feira do Livro de Lisboa
Parque Eduardo VII, Lisboa
4 a 22 de junho 

Destaque:Organizada pela APEL, a 95.ª Feira do Livro de Lisboa acontece de 4 a 22 de junho de 2025 no Parque Eduardo VII. Reúne editores, livreiros e leitores num espaço com mais de 350 pavilhões. A edição anterior atraiu mais de um milhão de visitantes e registou vendas superiores às do ano anterior. Com uma vasta oferta literária e programação cultural diversificada, a feira promove hábitos de leitura saudáveis e a literacia em todas as idades. A Feira do Livro tem, no seu site, toda a informação sobre a acessibilidade do evento.

+ informação: Feira do Livro de Lisboa

Acessibilidade: Acessibilidade física, indicação de horas mais tranquilas, casas de banho adaptadas, eventos com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.


Mais sugestões em www.cultura-acessivel.pt

Scroll to Top
Skip to content
accesslab favicon
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.