Access Lab: 2025 em retrospetiva, 2026 em construção

15/01/2026

Olá! 

Com o arranque de 2026, queremos mostrar à nossa comunidade o que temos feito e que objetivos temos. Sabemos que a conjuntura é desafiante, mas continuamos determinados em contribuir para a melhoria do ecossistema. A nossa equipa continua a crescer, em paridade de pessoas com e sem deficiência, e continuamos a ser surpreendidos por novas pessoas, experiências e possibilidades.

Em 2025 consolidámos o papel da Access Lab na economia social destacando 3 áreas de impacto:

  • Academia Access Lab formou mais de 4000 pessoas em formatos presenciais, remotos e e-learning, capazes de acompanhar as necessidades que a European Accessibility Act trouxe ao mercado.

  • A consultoria, aliada à comunicação, continuou a ser nosso principal eixo de intervenção, com especial enfoque em salas de espetáculos e marcas:

    • O MEO e a sua Fundação estiveram connosco nos concertos de Carolina Deslandes e Diogo Clemente, no festival MEO Marés Vivas e depois na MEO Arena, sempre com o MEO Música Com Sentido.

    • NOS voltou a convidar-nos para trabalhar o 5G e acompanhámos o Guia-NOS, no NOS Alive, que através da Inteligência Artificial, conduziu um grupo de pessoas cegas pelo recinto descrevendo o ambiente visual.

    • Missão Continente investiu pela primeira vez num plano de acessibilidade para o Festival da Comida Continente e continuámos projetos importantes no MAAT, CAM, Museu do Fado e na Feira do Livro de Lisboa.

  • Este foi ainda um ano onde investimos em trazer a consultoria especializada para as empresas, além dos projetos descritos, também estivemos com o Santander, Via Verde, Hovione e NOVA SBE.

  • No advocacy, com o apoio da Fundação Ageas, reunimos 80 personalidades para subscrever o projeto lei da gratuitidade do bilhete de acompanhante de pessoas com deficiência das comissões de cidadãos 230. Fomos, ainda, vencedores do Prémio Nacional de Turismo, do BPI e Expresso, na categoria de Turismo Inclusivo.

Começamos 2026 motivados para continuar este trabalho, confrontados, cada vez mais, com um desafio: a importância da literacia. Com esta questão em vista, criámos o Relatable, o nosso primeiro projeto na área da educação. 

Precisamos de trabalhar a educação se queremos fortalecer o emprego, a participação cívica e cultural.

Relatable, que arranca agora, e é um programa de mentoria e role models para jovens com deficiência. O projeto é cofinanciado pelo Portugal Inovação Social, a CUF e as fundações BPI La Caixa, Santander e Vasco Vieira de Almeida. Cliquem aqui para saber mais.

Vamos continuar o trabalho na implementação da European Accessibility Act, e, claro, não deixaremos a cultura e o entretenimento – criando mais eventos acessíveis, oportunidades e contando histórias de pessoas com deficiência, Surdas e neurodivergentes. 

Continuaremos em diálogo com a tutela, que anunciou a gratuitidade da entrada de acompanhantes de pessoas com deficiência em espaços públicos. Uma medida que congratulamos, pela extensão a centenas de espaços que traz, continuando, do nosso lado, na defesa da mesma aplicada a privados. 

Ao longo de 2026, o espaço editorial da Access Lab contará histórias sobre as áreas de trabalho que a nossa comunidade já conhece, acrescentando-lhe agora a educação e literacia para o sucesso da inclusão.

Seguimos em conjunto. Fiquem connosco.

Tiago Fortuna e Jwana Godinho

Megafone

“Um Capacitista em Desconstrução”, por Alex Duarte, que defende a importância de pessoas sem deficiência refletirem sobre outras realidades e desconstruírem preconceitos sobre capacidade e autonomia. Formado em Comunicação, com pós em Neurociências, é orador e pesquisador em inclusão há 15 anos, com quatro livros publicados. Representou o Brasil na ONU, recebeu o título de Cidadão Brasileiro e criou o método Expedição 21, que promove autonomia em pessoas com deficiência intelectual. É diretor do Instituto e do filme Cromossomo 21, premiado internacionalmente.

  


Clipping


2026 começa com música de filmes e mais acessibilidade para pessoas com deficiência

O novo ano começa com música, cinema e um reforço na acessibilidade com a nova proposta de lei que estabelece a gratuitidade de bilhete de acompanhante de pessoas com deficiência a eventos culturais e desportivos. Propostas culturais do Cartaz, na SIC, com Tiago Fortuna.

 

O impacto demora, mas vale a pena

A Access Lab já soma mais de três anos na prestação serviços de consultoria e comunicação na área da inclusão de pessoas com deficiência, neurodivergência ou Surdas. Na entrevista ao Motivo, Tiago Fortuna olha para as conquistas feitas até aos dias de hoje, e para o horizonte, com o muito que ainda há a fazer. Um caminho longo, mas possível.


 

Agenda

Eventos com acessibilidade física, legendagem, Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. 

Catarina e a Beleza de Matar Fascisctas | Lisboa

Culturgest, 15 de janeiro


Destaque:
Há gerações que esta família mata fascistas como ritual. Reúnem-se numa casa no campo, perto de Baleizão, para celebrar o dia em que Catarina, a mais nova, deverá matar o seu primeiro fascista, raptado para o efeito. Mas Catarina recusa-se. O gesto quebra a tradição e faz estalar o conflito familiar, abrindo perguntas incómodas: o que é um fascista? Pode a violência servir um mundo melhor? E é legítimo violar a democracia para a defender?

+ informação: Culturgest

Acessibilidade:
Espetáculo com audiodescrição e legendagem


 

Capitão Fausto | Lisboa 

MEO Arena, 24 de janeiro


Destaque:
Os Capitão Fausto apresentam-se, no dia 24 de janeiro de 2026, ao vivo na MEO Arena. Trata-se de um momento significativo na trajetória da banda, que aqui consolida um percurso marcado pela dedicação, evolução artística e reconhecimento do seu público. A chegada a uma das maiores salas do país é, em simultâneo, um desafio e um privilégio. Um desafio pela dimensão e exigência e um privilégio por poder integrar o grupo restrito de artistas que passaram por esta sala. Este espetáculo será uma oportunidade para apresentar o repertório dos Capitão Fausto num contexto que reflete a relevância e o impacto da sua obra.

+ informação: MEO Arena

Acessibilidade:
Concerto com Língua Gestual Portuguesa e coletes de vibração. Audiodescrição também disponível.

Scroll to Top
Skip to content
accesslab favicon
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.