Olá!
Com o arranque de 2026, queremos mostrar à nossa comunidade o que temos feito e que objetivos temos. Sabemos que a conjuntura é desafiante, mas continuamos determinados em contribuir para a melhoria do ecossistema. A nossa equipa continua a crescer, em paridade de pessoas com e sem deficiência, e continuamos a ser surpreendidos por novas pessoas, experiências e possibilidades.
Em 2025 consolidámos o papel da Access Lab na economia social destacando 3 áreas de impacto:
-
A Academia Access Lab formou mais de 4000 pessoas em formatos presenciais, remotos e e-learning, capazes de acompanhar as necessidades que a European Accessibility Act trouxe ao mercado.
-
A consultoria, aliada à comunicação, continuou a ser nosso principal eixo de intervenção, com especial enfoque em salas de espetáculos e marcas:
-
O MEO e a sua Fundação estiveram connosco nos concertos de Carolina Deslandes e Diogo Clemente, no festival MEO Marés Vivas e depois na MEO Arena, sempre com o MEO Música Com Sentido.
-
A NOS voltou a convidar-nos para trabalhar o 5G e acompanhámos o Guia-NOS, no NOS Alive, que através da Inteligência Artificial, conduziu um grupo de pessoas cegas pelo recinto descrevendo o ambiente visual.
-
A Missão Continente investiu pela primeira vez num plano de acessibilidade para o Festival da Comida Continente e continuámos projetos importantes no MAAT, CAM, Museu do Fado e na Feira do Livro de Lisboa.
-
-
Este foi ainda um ano onde investimos em trazer a consultoria especializada para as empresas, além dos projetos descritos, também estivemos com o Santander, Via Verde, Hovione e NOVA SBE.
-
No advocacy, com o apoio da Fundação Ageas, reunimos 80 personalidades para subscrever o projeto lei da gratuitidade do bilhete de acompanhante de pessoas com deficiência das comissões de cidadãos 230. Fomos, ainda, vencedores do Prémio Nacional de Turismo, do BPI e Expresso, na categoria de Turismo Inclusivo.
Começamos 2026 motivados para continuar este trabalho, confrontados, cada vez mais, com um desafio: a importância da literacia. Com esta questão em vista, criámos o Relatable, o nosso primeiro projeto na área da educação.
Precisamos de trabalhar a educação se queremos fortalecer o emprego, a participação cívica e cultural.
O Relatable, que arranca agora, e é um programa de mentoria e role models para jovens com deficiência. O projeto é cofinanciado pelo Portugal Inovação Social, a CUF e as fundações BPI La Caixa, Santander e Vasco Vieira de Almeida. Cliquem aqui para saber mais.
Vamos continuar o trabalho na implementação da European Accessibility Act, e, claro, não deixaremos a cultura e o entretenimento – criando mais eventos acessíveis, oportunidades e contando histórias de pessoas com deficiência, Surdas e neurodivergentes.
Continuaremos em diálogo com a tutela, que anunciou a gratuitidade da entrada de acompanhantes de pessoas com deficiência em espaços públicos. Uma medida que congratulamos, pela extensão a centenas de espaços que traz, continuando, do nosso lado, na defesa da mesma aplicada a privados.
Ao longo de 2026, o espaço editorial da Access Lab contará histórias sobre as áreas de trabalho que a nossa comunidade já conhece, acrescentando-lhe agora a educação e literacia para o sucesso da inclusão.
Seguimos em conjunto. Fiquem connosco.
Tiago Fortuna e Jwana Godinho
Megafone
“Um Capacitista em Desconstrução”, por Alex Duarte, que defende a importância de pessoas sem deficiência refletirem sobre outras realidades e desconstruírem preconceitos sobre capacidade e autonomia. Formado em Comunicação, com pós em Neurociências, é orador e pesquisador em inclusão há 15 anos, com quatro livros publicados. Representou o Brasil na ONU, recebeu o título de Cidadão Brasileiro e criou o método Expedição 21, que promove autonomia em pessoas com deficiência intelectual. É diretor do Instituto e do filme Cromossomo 21, premiado internacionalmente.
Clipping
2026 começa com música de filmes e mais acessibilidade para pessoas com deficiência
O novo ano começa com música, cinema e um reforço na acessibilidade com a nova proposta de lei que estabelece a gratuitidade de bilhete de acompanhante de pessoas com deficiência a eventos culturais e desportivos. Propostas culturais do Cartaz, na SIC, com Tiago Fortuna.
O impacto demora, mas vale a pena
A Access Lab já soma mais de três anos na prestação serviços de consultoria e comunicação na área da inclusão de pessoas com deficiência, neurodivergência ou Surdas. Na entrevista ao Motivo, Tiago Fortuna olha para as conquistas feitas até aos dias de hoje, e para o horizonte, com o muito que ainda há a fazer. Um caminho longo, mas possível.
Agenda
Eventos com acessibilidade física, legendagem, Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição.
Catarina e a Beleza de Matar Fascisctas | Lisboa
Culturgest, 15 de janeiro
Destaque: Há gerações que esta família mata fascistas como ritual. Reúnem-se numa casa no campo, perto de Baleizão, para celebrar o dia em que Catarina, a mais nova, deverá matar o seu primeiro fascista, raptado para o efeito. Mas Catarina recusa-se. O gesto quebra a tradição e faz estalar o conflito familiar, abrindo perguntas incómodas: o que é um fascista? Pode a violência servir um mundo melhor? E é legítimo violar a democracia para a defender?
+ informação: Culturgest
Acessibilidade:
Espetáculo com audiodescrição e legendagem
Capitão Fausto | Lisboa
MEO Arena, 24 de janeiro
Destaque: Os Capitão Fausto apresentam-se, no dia 24 de janeiro de 2026, ao vivo na MEO Arena. Trata-se de um momento significativo na trajetória da banda, que aqui consolida um percurso marcado pela dedicação, evolução artística e reconhecimento do seu público. A chegada a uma das maiores salas do país é, em simultâneo, um desafio e um privilégio. Um desafio pela dimensão e exigência e um privilégio por poder integrar o grupo restrito de artistas que passaram por esta sala. Este espetáculo será uma oportunidade para apresentar o repertório dos Capitão Fausto num contexto que reflete a relevância e o impacto da sua obra.
+ informação: MEO Arena
Acessibilidade:
Concerto com Língua Gestual Portuguesa e coletes de vibração. Audiodescrição também disponível.


