Access Lab vence Prémio Nacional de Turismo na categoria de Turismo Inclusivo

26/11/2025

Access Lab foi a grande vencedora na categoria de Turismo Inclusivo na sétima edição do Prémio Nacional de Turismo, cuja cerimónia decorreu ontem, terça-feira, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa. Esta iniciativa, promovida pelo Expresso e pelo BPI, com o apoio do Turismo de Portugal, e o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, tem como missão distinguir as melhores empresas, projetos públicos e personalidades que elevam os padrões de qualidade e inovação no setor do turismo.

O galardão reconhece o trabalho da Access Lab enquanto consultora dedicada a garantir a acessibilidade a experiências culturais, desportivas e turísticas. Entre os projetos de maior impacto que fundamentaram esta vitória destacam-se o “Colete das Emoções” no NOS Alive, com a comunidade Surda e Dua Lipa; o projeto “Game On” nos jogos da Federação Portuguesa de Futebol e a UEFA (incluindo o momento viral de Cristiano Ronaldo com Sofia Monteiro); a iniciativa “Access All Areas” no MEO Arena e a transformação da experiência no Estádio do Sporting CP. A Access Lab atua ainda na área de prestação de serviços e consultoria a museus de referência, como a Fundação Calouste Gulbenkian e o MAAT.

Nesta edição de 2025, o júri e os comités técnicos focaram-se em premiar projetos que demonstrem um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Além da distinção da Access Lab na vertente inclusiva, foram premiados projetos como a Herdade da Cortesia (Turismo Azul), a Mezze Escola (Turismo Comunitário), o Mercado do Bolhão (Turismo Autêntico) e o Bioma Restaurant (Turismo Gastronómico). A cerimónia ficou ainda marcada pela atribuição do Prémio Personalidade, a título póstumo, a Francisco Pinto Balsemão, e a Ana Alcobia, da Time Out Market.

As 316 candidaturas apresentadas à sétima edição do Prémio Nacional de Turismo foram avaliadas por Comités Técnicos e por um Júri, constituído por representantes de diferentes quadrantes da sociedade portuguesa. Qualidade e inovação da oferta, satisfação do cliente, qualificação ambiental, performance operacional, e contributo para o desenvolvimento turístico, foram alguns dos critérios considerados para essa avaliação e eleição dos vencedores.

Sobre esta distinção e a missão da empresa, Tiago Fortuna e Jwana Godinhoco-fundadores da Access Lab, sublinham a importância estratégica deste mercado:

17% do PIB é o que o Turismo representa em Portugal. É um valor em potência para desenvolver o turismo acessível, um dever face à sociedade em que vivemos, mas é também um passo estratégico na criação de mercado. É um reconhecimento importante para nós sermos vencedores do Prémio Nacional de Turismo. Continuamos o caminho, com parceiros, instituições e, sempre, a elevar vozes da comunidade. Portugal é um país difícil para a acessibilidade mas, se formos criativos, se soubermos comunicar, vamos descobrir tantas e tantas formas de combater a exclusão.

Scroll to Top
Skip to content
accesslab favicon
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.