A Access Lab foi a grande vencedora na categoria de Turismo Inclusivo na sétima edição do Prémio Nacional de Turismo, cuja cerimónia decorreu ontem, terça-feira, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa. Esta iniciativa, promovida pelo Expresso e pelo BPI, com o apoio do Turismo de Portugal, e o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, tem como missão distinguir as melhores empresas, projetos públicos e personalidades que elevam os padrões de qualidade e inovação no setor do turismo.
O galardão reconhece o trabalho da Access Lab enquanto consultora dedicada a garantir a acessibilidade a experiências culturais, desportivas e turísticas. Entre os projetos de maior impacto que fundamentaram esta vitória destacam-se o “Colete das Emoções” no NOS Alive, com a comunidade Surda e Dua Lipa; o projeto “Game On” nos jogos da Federação Portuguesa de Futebol e a UEFA (incluindo o momento viral de Cristiano Ronaldo com Sofia Monteiro); a iniciativa “Access All Areas” no MEO Arena e a transformação da experiência no Estádio do Sporting CP. A Access Lab atua ainda na área de prestação de serviços e consultoria a museus de referência, como a Fundação Calouste Gulbenkian e o MAAT.

Nesta edição de 2025, o júri e os comités técnicos focaram-se em premiar projetos que demonstrem um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Além da distinção da Access Lab na vertente inclusiva, foram premiados projetos como a Herdade da Cortesia (Turismo Azul), a Mezze Escola (Turismo Comunitário), o Mercado do Bolhão (Turismo Autêntico) e o Bioma Restaurant (Turismo Gastronómico). A cerimónia ficou ainda marcada pela atribuição do Prémio Personalidade, a título póstumo, a Francisco Pinto Balsemão, e a Ana Alcobia, da Time Out Market.
As 316 candidaturas apresentadas à sétima edição do Prémio Nacional de Turismo foram avaliadas por Comités Técnicos e por um Júri, constituído por representantes de diferentes quadrantes da sociedade portuguesa. Qualidade e inovação da oferta, satisfação do cliente, qualificação ambiental, performance operacional, e contributo para o desenvolvimento turístico, foram alguns dos critérios considerados para essa avaliação e eleição dos vencedores.
Sobre esta distinção e a missão da empresa, Tiago Fortuna e Jwana Godinho, co-fundadores da Access Lab, sublinham a importância estratégica deste mercado:
“17% do PIB é o que o Turismo representa em Portugal. É um valor em potência para desenvolver o turismo acessível, um dever face à sociedade em que vivemos, mas é também um passo estratégico na criação de mercado. É um reconhecimento importante para nós sermos vencedores do Prémio Nacional de Turismo. Continuamos o caminho, com parceiros, instituições e, sempre, a elevar vozes da comunidade. Portugal é um país difícil para a acessibilidade mas, se formos criativos, se soubermos comunicar, vamos descobrir tantas e tantas formas de combater a exclusão.”


