Futebol com propósito e para todos

08/05/2025

O desporto tem o poder único de unir pessoas, promover a inclusão, criar oportunidades e desafiar as regras do jogo.

No Sporting Clube de Portugal, o desporto assume um papel nuclear, quer pela sua prática, quer pela sua componente de relacionamento humano fomentando o bem-estar social, a colaboração através do relacionamento interpessoal e a solidariedade intergeracional. O desporto inclusivo promovido pelo Sporting Para Todos, projeto com o objetivo de promover competências físicas, desportivas, pessoais e sociais das pessoas com deficiência e o recrutamento de pessoas com deficiência, em parceria com entidades sociais são algumas das medidas desenvolvidas na área da diversidade e inclusão do clube.

Através da Fundação Sporting, assumimos o compromisso de promover a igualdade de oportunidades independentemente da condição social, física ou mental, integrado no novo plano estratégico do clube. Foi com esta visão que, em 2023, demos um importante passo com o apoio da Access Lab, realizando um diagnóstico ao estádio José Alvalade para melhorar a acessibilidade, contudo sabemos que criar um ambiente mais inclusivo vai muito além de infraestruturas.

Por esse motivo, publicámos a página de acessibilidade no site do clube; investimos na formação de primeiras e segundas linhas das nossas equipas, garantindo que todas as áreas do clube estão informadas para tomar as melhores decisões nesta jornada da inclusão. Conscientes do desafio diário dos nossos adeptos e colaboradores, a longo prazo, pretendemos alargar a formação às áreas operacionais de dia de jogo, assegurando um processo contínuo e impactante, especialmente para aqueles que lidam diretamente com os nossos adeptos.

Mas não ficamos por aqui, pretendemos ir mais longe e transformar o nosso campo num amplificador de boas práticas. E este é apenas o início da Nova Era.

Acreditamos que a transformação social passa por inovação e tecnologia. Com a nossa motivação diária – Every day be better – inspiramo-nos nas melhores práticas de diversas áreas para construir o futuro do nosso estádio.  É neste espírito que damos o primeiro passo para o novo estádio José Alvalade, The Green Box, projetado para melhorar a experiência de jogo a todos os adeptos, garantindo um contacto único com o Clube, independentemente da condição de cada um.

Este camarote inovador nasce da colaboração entre a Fundação Sporting e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que uniram esforços para transformar a experiência de jogo de pessoas com deficiência, Surdas, cegas e neurodivergentes. Projetado para garantir total conforto e acessibilidade, o espaço é devidamente adaptado para pessoas que se desloquem em cadeiras rodas e engloba ferramentas de regulação para pessoas com neurodivergência. Além disso, decorrem esta época testes pilotos com coletes de vibração para pessoas Surdas e audiodescrição para pessoas cegas.

É neste prelúdio que estamos a preparar a próxima época, para receber melhorias na qualidade e na diversidade da oferta de lugares para pessoas com mobilidade condicionada.

Juntos, no desejo de que o futuro que está a chegar seja mais inclusivo e acessível, mostrando que o jogo não tem barreiras, e no Estádio José Alvalade, todos têm lugar!

Inês Sêco

Tendo trabalhado anteriormente como arquiteta, Inês Sêco decidiu mudar o rumo da sua vida profissional em busca de um propósito maior. Em 2010 integrou a equipa da Make-A-Wish em Portugal e foi responsável, durante 12 anos, pelo outreach da missão e pela implementação de toda a operação a nível nacional. Em 2022 ingressou no Sporting Clube de Portugal como Coordenadora Executiva da Fundação Sporting para desenhar e definir uma nova estratégia alinhada e integrada com o plano global do Sporting CP.


 

Megafone

Uma simples saudação é tudo o que é preciso para mudar vidas. “Hello” é uma curta-metragem de Richard Galapate, que ganhou, em 2019, a categoria de estudantes no Festival de Cinema Nikon Cinema Z.    


 

Clipping


Pessoas com deficiência marcham por uma vida independente

Artigo – Público

Para assinalar o Dia Europeu da Vida Independente, celebrado a 5 de maio, foram agendadas concentrações em oito cidades. Pessoas com deficiência pedem uma rede de transportes acessíveis e habitação acessível, numa lista de problemas ainda por resolver.


 

Agenda

Eventos com acessibilidade física, legendagem, Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. 

 

Entre os dentes de Paula Rego e Adriana Varejão | Lisboa
Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
10 de maio a 13 de setembro 

Destaque: Nesta visita, através de uma seleção de obras de referência, abrimos espaço para a reinterpretação das dinâmicas de poder de duas gerações, com especial incidência sobre a história das mulheres em geografias diferentes, abrindo um vasto arco temático de reflexão sobre o presente. Esta exposição junta duas notáveis artistas: Paula Rego (Lisboa, 1935 – Londres, 2022) e Adriana Varejão (n. Rio de Janeiro, 1964).

Reunindo cerca de oito dezenas de obras, a exposição pretende valorizar as linhas comuns de trabalho das artistas, onde a violência está presente, quer no campo político, quer na esfera privada.

+ informação: Fundação Calouste Gulbenkian

Acessibilidade: As visitas de 10 maio, 21 junho, 12 julho e 13 setembro têm interpretação em Língua Gestual Portuguesa.



Exposição “Resistência e Liberdade | Museu do Aljube

Até 29 de novembro, Museu do Aljube, Lisboa 

Destaque: Visita à exposição de longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade e às memórias da resistência à ditadura em Portugal, até ao 25 de Abril de 1974 e a conquista da liberdade.

+ informação: Museu do Aljube

Acessibilidade: Visitas guiadas em Língua Gestual Portuguesa.


Mais sugestões em www.cultura-acessivel.pt

Scroll to Top
Skip to content
accesslab favicon
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.