9.3 milhões de libras gastos por pessoas com deficiência num ano em eventos culturais

Imagem de Suzanne Bull: 9.3 milhões de libras gastos por pessoas com deficiência num ano em eventos culturais

Em 2000 criei um projeto-piloto de um ano chamado Attitude is Everything (A Atitude é Tudo) com financiamento do Arts Council of England e do Department of Further Education. O objetivo era melhorar o acesso das pessoas com deficiência à música ao vivo. Os fãs com deficiência queixavam-se da falta de acesso. Quando perguntámos à indústria musical sobre este assunto, disseram que queriam melhorar o acesso, mas não sabiam como porque a Lei da Discriminação por Deficiência (1995) não tinha soluções práticas para ajudar.

Assim, criámos uma “Carta de Boas Práticas” para 10 locais de música que apresentava formas simples de espaços poderem melhorar a sua acessibilidade. Recrutámos um pequeno grupo de voluntários com deficiência que recolheu informação e comentários sobre o acesso e a experiência dos clientes.

Agora, e 23 anos depois, a Attitude is Everything é uma organização de beneficência que tem aumentado a sua capacidade ao longo do tempo com a ajuda do financiamento regular do Arts Council England, bem como de outros financiadores e parceiros comerciais. Cerca de 200 locais, eventos e festivais assinaram a nossa renomeada “Carta de Acesso a Eventos ao Vivo”.

Também conseguimos:

  • Permitir a mais de 200 000 pessoas com deficiência em todo o país aceder à cultura através de locais e eventos acreditados e acessíveis.

  • Inscrever mais de 1000 pessoas com deficiência na nossa rede de clientes mistério e voluntários de festivais.

  • Desenvolver um programa de voluntariado em que 74% dos nossos voluntários com deficiência disseram que era a primeira

vez que se sentiram úteis nas suas vidas.

  • Ministrar formação a mais de 10 000 profissionais criativos.

  • Criar uma rede de mais de 175 artistas com deficiência.

  • Formar uma rede de mais de 200 profissionais e aspirantes a profissionais com deficiência.

  • Publicar o Guia do Emprego Acessível, no qual 79% dos inquiridos consideraram que as barreiras relacionadas com as suas deficiências tinham tido impacto na sua carreira.

  • Apoiar hoje em dia o público com deficiência, voluntários com deficiência, profissionais com deficiência e artistas com deficiência.

  • Cerca de 9,3 milhões de libras foram gastas por pessoas com deficiência e seus familiares e amigos nos nossos locais e festivais em 2019. No mesmo ano, os membros do público com deficiência disseram-nos que assistiram a mais de 5000 eventos em recintos fechados e mais de 1200 eventos ao vivo ao ar livre.

O público com deficiência do Reino Unido tem vindo a regressar lentamente aos eventos desde julho de 2021. Em 2023, começaremos a recolher dados sobre o público com deficiência novamente.

Continuo a ter a mesma visão para Attitude is Everything: que as pessoas com deficiência tenham oportunidades e que as indústrias criativas dêem oportunidades que a minha geração nunca teve. Embora estejamos muito longe de o conseguir, só chegaremos lá quando as pessoas com deficiência conseguirem:

  • Participar em todos os eventos

  • Atuar em todos os eventos

  • Ser voluntários em todos os eventos

  • Trabalhar no seu emprego de sonho

  • Assumir posições de liderança

Tudo isto sem terem de se preocupar com acesso, discriminação ou se vão ser aceites por serem quem são.

Queremos música e eventos ao vivo sem barreiras.

 

Suzanne Bull

Texto original escrito em inglês.

 

Suzanne Bull é fundadora da Attitude is Everything e co-lidera a organização com a Diretora-Geral Celia Makin-Bell. Juntas, fornecem direção estratégica e liderança de acordo com a visão e a missão da organização.

É responsável pela defesa, representação, construção de relações, criação de perfil e angariação estratégica de fundos, juntamente com a manutenção da Attitude is Everything, além de manter a posição e a influência da Attitude is Everything no setor no setor cultural, e não só.

Descreve-se como uma “frequentadora profissional de concertos” – observa bandas desde os 13 anos. É também uma pessoa com deficiência e, desde 2020, vive com um diagnóstico de cancro, o que acentua o seu interesse pessoal e profissional em melhorar o acesso à música e aos eventos ao vivo.

Ao longo da sua carreira, recebeu alguns prémios – um MBE (Membro da Ordem do Império Britânico) na lista de Honras do Aniversário da Rainha por “serviços prestados à música, às artes e às pessoas com deficiência” e o prémio “Women in Music Campaigner of the Year” da Music Week. Recentemente, foi-lhe conferido o Título Honorário pela Falmouth University, também foi incluída na lista “Alternative Power 100″ da She Said So, inscrita no “Roll Of Honour” dos prémios Women In Music da “Music Week” e no “Power 100” – 100 pessoas com deficiência mais influentes do Reino Unido em 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020.

 

Amplificador

O José, pessoa com deficiência, conseguiu passear pelo NOS Alive, conhecer a sua banda favorita num meet and greet e assistir ao concerto dos Queen of the Stone Age. Um sonho realizado pela Realidade Virtual e o 5G.

 


Clipping

Como a cadeira de rodas abriu o mundo a milhões de pessoas 

Ler artigo – National Geographic

Da cadeira de Merlin às sofisticadas cadeiras de rodas do século XXI, a National Geographic olha para os avanços tecnológicos das cadeiras de rodas sem esquecer a forma como, ao longo do tempo, as pessoas percepcionam a deficiência.

 

Agenda

Eventos com acessibilidade física, legendagem, Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição. 

Fundação Calouste Gulbenkian | Jazz em Agosto

28 de julho a 6 de agosto, Lisboa

Destaque:

O festival Jazz em Agosto apresenta uma variedade de performances de artistas reconhecidos internacionalmente e nacionalmente, nos espaços da Fundação Calouste Gulbenkian. Este festival é uma celebração da música jazz que ocorre todos os anos em Lisboa. O evento atrai músicos de todo o mundo, bem como um público diversificado de amantes de jazz. Este ano, dias 27, 30 de julho e 6 de agosto a Access Lab em conjunto com a Hands Voice e a Fundação Calouste Gulbenkian, convidam a comunidade Surda a assistir a um destes três concertos com coletes de vibração sensorial – as cagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas a partir do perfil do Instagram da Hands Voice

+ info: Fundação Calouste Gulbenkian

Acessibilidade: 3 concertos com colete sensorial mediante inscrição.

 Mais sugestões em www.cultura-acessivel.pt

Scroll to Top
Scroll to Top
Skip to content